Pedagogia
Duração:
8 semestres
Turno das Aulas:
Noturno
Horário das Aulas:
18:50h às 22h
Responsável pelo Curso:
Prof. Gulliver Augusto da Silva Costa
Professor e Profissional da Educação Física (CREF: 010143 – G/GO). Coordenador dos cursos de Pedagogia e Educação Física do Centro Universitário Mais (FacMais). Supervisor terapêutico e Psicomotricista no Instituto Afago.@profgulliver
Sobre o Curso
O Curso de Pedagogia da FacMais tem duração de quatro anos, tendo como finalidade formar profissionais com uma visão crítica e transformadora do fazer pedagógico. A proposta de ensino no curso de Pedagogia da FacMais é a prática docente reflexiva com compreensão ampla e consistente da organização do trabalho pedagógico (planejamento, organização curricular, execução e avaliação). Nesse sentido, o educador articulará ensino e extensão na produção do conhecimento e na prática educativa para atuar de forma ética, profissional e com responsabilidade social.
Portanto, oferece formação inicial ampla para o exercício da docência na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em cursos de Educação Profissional tanto na área de serviços como no apoio escolar, ou em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos em espaços escolares e não escolares. Articulando o ensino, a pesquisa e a extensão.
Pedagogia na FacMais
Está entre os 13 melhores cursos ofertados pela FacMais. Em que obteve NOTA 4 no Reconhecimento de curso no MEC/INEP, além de ser referência na Região Metropolitana de Goiânia até o Vale do Araguaia.
Objetivo
O objetivo maior do curso de Pedagogia oferecido pela FacMais é integrar a ação docente, a gestão, a pesquisa e a extensão no espaço institucional, bem como nos diversos campos oferecidos por uma sociedade diversa e ampla em constante transformação. Assim, este curso atende as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
No currículo geral do curso incluem disciplinas práticas e teóricas que contribuem para a formação de um profissional capaz de atuar tanto no âmbito escolar quanto empresarial, pois a gestão de pessoas e a gestão de conhecimento constituem-se no eixo norteador da formação deste profissional diferenciado.
Constituida assim, esta dimensão será concretizada por:
- Formar o professor “sintonizado com os aspectos relativos aos cuidados e à educação de crianças” (MEC, 2005, p.24-25), certificando a aquisição de conhecimentos em todas as suas dimensões cognitivo-linguística, afetivo-emocional, social, física;
- Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências, História, Artes, Educação Física, de modo interdisciplinar e apropriada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
- Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e buscando para si próprio respeito;
- Assumir posição de maneira crítica, responsável e construtiva nas desigais situações sociais, tendo o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas, atuando em espaços escolares e não-escolares.
Área de Atuação Profissional
As competências e habilidades próprias do pedagogo, decorrentes do projeto pedagógico da IES, devem credenciá-lo ao exercício profissional em áreas específicas de atuação, tais como: educação especial, educação de jovens e adultos, educação indígena, educação ambiental e outras áreas emergentes do campo educacional.
Para além, trata-se de uma área muito ampla e oferece vários caminhos, desde o magistério até o trabalho em editoras e empresas. São eles:
- Docência
- Gestão Escolar
- Educação Especial
- Pedagogia Empresarial
-
Pedagogia Hospitalar
- Orientação Educacional
- Indústrias de Brinquedos
- Materiais Pedagógicos
Também auxilia na construção de materiais diversificados, esclarecendo sobre o processo de aprendizagem do aluno, como ele fará uso daquele material específico, se está de acordo com a faixa etária do aluno e com o conhecimento que o professor deseja transmitir.
Perfil do Egresso
O curso de Pedagogia deve preocupar-se com a formação de professores aptos a atuarem nas instituições de educação básica, na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, espaços não escolares, bem como na gestão dos sistemas escolares. A estes profissionais devem ser propiciados o domínio dos conhecimentos fundamentais ao exercício da profissão, na perspectiva de construção de uma sociedade democrática, solidária e inclusiva, zelando sempre pelos princípios éticos de sua profissão.
O profissional da Pedagogia deve ter domínio da metodologia própria do trabalho e saber fazer uso dele, de forma a reconhecer a base social e política de seu pensar e agir. Logo, trata-se um profissional comprometido com a qualificação social da educação, da escola e da aprendizagem dos estudantes, tendo como referência a afirmação de uma sociedade democrática assentada na ética e na formação do ser humano em cada sujeito histórico.
Projetos
O curso de Pedagogia incentiva à produção acadêmica conta com uma linha de pesquisa de cada curso, desenvolvida de forma teórica e empírica, com a coordenação do Núcleo de Extensão e Iniciação Científica (NEIC).
Como suporte de bases empíricas para a produção acadêmica, a FacMais conta ainda com os trabalhos dos alunos realizados em pesquisa de campos, engajamento dos mesmos em projetos realizados pelos professores, e em atividades desenvolvidas nos espaços de estágios, na briquedoteca, nos laboratórios de informática e nos laboratórios multidisciplinares na instituição. Estes trabalhos são contemplados em projetos de produção acadêmica e extensão.
Dentre essas ações destacam-se:
- Semana da Pedagogia
- Seminário de Estágio: pesquisa e prática na Educação Infantil.
- Causos Goianos.
- Festas Goianas.
- Práticas pedagógicas, mídias e inovação.
- Brinquedoteca: criar, brincar e aprender.
- Escolas criativas: inovação na perspectiva pedagógica.
- Sr. Beto em viagens pela leitura.
- Arte da contação de histórias.
- Aprender brincando: jogos e brincadeiras na educação Infantil.
- Oficinas de Música e Brincadeiras infantis.
- Ludicidade na educação Infantil: um caminho para ressignificar a prática pedagógica.
Além das ações específicas do curso acima referenciadas, o curso de Pedagogia também desenvolve outras atividades por meio de programas, projetos, prestação de serviços, eventos, cursos livres, produção e publicação, promovendo mais oportunidades de aprendizagem alinhando ao perfil do egresso que o curso se propõe formar como: Feira do Empreendedor, Integra Mais, Cidadão Mais, Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Trote Solidário, Projeto Adoção de Escolas, Feira das Profissões, Projeto de Extensão Meio Ambiente e Educação Ambiental – FacMais Verde, Projeto Interculturalidade África-Brasil, Cursos Livres e TCC sem estresse.
Estágio
Em conformidade com a legislação vigente, é obrigatório ao aluno do curso de Pedagogia cumprir estágio supervisionado, sendo este, parte integrante do currículo deste Curso.
As atividades de estágio estão ligadas as práticas profissionais que compreendem as unidades orientadas para o exercício e inserção dos estudantes em atividades inerentes a sua profissão, bem como promover a interação multiprofissional, culminando na apreensão de habilidades e competências do seu campo de atuação.
O Estágio Curricular Supervisionado proposto pelo currículo do Curso será útil para um aprofundamento sobre a concepção e desenvolvimento das atividades do curso. Ele é contemplado como um procedimento didático que conduz o estudante a situar, observar e aplicar, criteriosa e reflexivamente, princípios e referências teórico-práticos assimilados entre a teoria e prática.
A estruturação teórico/prática do estágio centrar-se-á no estudo da escola em sua concreticidade pelos licenciandos na prática pedagógica, com vistas à reorganização do trabalho escolar, discutido e tematizado a partir de diferentes referenciais teóricos, com a participação articulada dos professores orientadores do Estágio, dos acadêmicos estagiários, do professor supervisor de estágio e professores da escola campo, com objetivo de pesquisar e apreender a realidade escolar e a partir dessa compreensão elaborar os projetos de trabalhos a ser desenvolvidos nos estágios.
Dessa forma, o estágio visa problematizar com professores e estagiários o trabalho docente, e assim investir na reorganização dos processos de ensino.
Coordenação do Curso
A Coordenação do Curso se dedica, integralmente, ao cumprimento efetivo das atividades planejadas no Projeto Pedagógico do Curso, à gestão do curso, com atribuições diversas, tais como: atendimento aos alunos e professores; relação com os docentes e discentes, inserção do curso justificando sua relevância e contextualização; constante atualização e comprometimento com o PPC; busca por parcerias, etc. As atribuições do coordenador de curso estão explicitas no Regimento da IES.