Sobre a Instituição
contato@facmais.edu.br
Em 27 de setembro de 1968, os membros da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba (ACII), presidida pelo Sr. Nivaldo Inácio Moreira, reuniram-se para criar a Escola Superior de Administração de Empresas de Ituiutaba (EAEI). O objetivo dos empresários da época era oferecer aos jovens tijucanos a oportunidade de continuarem a vida estudantil sem precisarem locomover-se para outras cidades.
Nessa data foi formada a Comissão de Ensino, presidida pelo Dr. Pedro Neto Rodrigues Chaves, que cuidou da implantação do curso de Administração de Empresas, o primeiro Curso Superior do Pontal do Triângulo Mineiro. Em 30 de março de 1970 o curso foi autorizado, pelo então Presidente da República Emílio G. Médici, e começou a funcionar em 02 de abril do mesmo ano, em salas do Instituto Marden, cedidas pelo Diretor Dr. Álvaro Brandão de Andrade.
Em 1972, a EAEI já funcionava no Campus Universitário, em sede própria, construída com a ajuda da comunidade ituiutabana, em terreno cedido pelo prefeito Samir Tannus. Em 1975, o Decreto Presidencial nº 76.159 reconheceu a Escola e o Curso.
Em 1983, a antiga EAEI passa a chamar-se Escola Superior de Ciências Administrativas de Ituiutaba (ESCAI) e, em 11 de fevereiro de 1985, com a autorização do curso de Ciências Contábeis, a instituição passa a chamar-se Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (ESCCAI).
Em 06 de dezembro de 2001, o Ministério da Educação autorizou o funcionamento de dois novos cursos: Turismo e Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. Com a abertura dos dois novos cursos, ocorreu outra alteração e a faculdade passou a chamar-se Faculdade Triângulo Mineiro.
No ano de 2019 após ter sido adquirida por uma nova mantenedora denominada Centro de Educação Superior de Inhumas, a instituição passou a por alteração de denominação de IES pelo processo nº 201907882 e passou a chama-se Faculdade Mais de Ituiutaba – FacMais, oferecendo para a população de Ituiutaba e região do Pontal do Triângulo Mineiro 12 cursos de graduação presencial.
Objetivo Geral
Proporcionar um processo de ensino e aprendizagem com metodologias pedagógicas científicas, multidisciplinares e dialéticas, com práticas educativas diversificadas, que contribuam para a formação e qualificação do aluno ao exercício profissional técnico, responsável e ético no desenvolvimento sócio-econômico-cultural na sua área de atuação.
Objetivos Específicos
- Realizar o ensino de conteúdos de formação geral, formação básica e formação específica eprofissional com as correspondentes atividades práticas e complementares de cada curso.
- Promover eventos acadêmicos e culturais.
- Incentivar a criação cultural, a consciência de cidadania e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, divulgando-os através do ensino presencial e de outras formas de comunicação do saber.
- Pugnar pela formação do profissional técnico, responsável e ético.
- Levar a efeito estudos metódicos dos problemas regionais e nacionais, à luz do contexto mundial.
- Oferecer condições de prestação deserviços à comunidade, estabelecendo laços de reciprocidade e parceria.
- Desenvolver trabalho de pesquisa e investigação, em especial os de iniciação científica.
- Promover a extensão, visando à difusão dos resultados, da criação cultural e da pesquisa científica.
- Formar profissionais e docentes aptos para o exercício de suas funções e para participação no desenvolvimento do estado e região, suscitando nos mesmos o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional.
- Estabelecer intercâmbio interinstitucional com diversos sistemas de ensino nacionais e estrangeiros, através da presença e da participação contributiva da FacMais.
- Buscar inventivos à pesquisa por meio de parcerias com entidades públicas e privadas.
- Incentivar a permanente interação com a sociedade, com fins educativos, científicos e culturais.
Nossos Principios
- Incentivo à paz, estimulando a harmonia universal.
- Respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana e à ética.
- Consciência para uma sociedade livre, justa e solidária.
- Desenvolvimento da cidadania, da fraternidade, solidariedade humana e respeito às diferenças e ao direito de expressão, liberdade e consciência.
- Formação do profissional competente e responsável para o mercado de trabalho.
- Estímulo à criação científica e cultural, mediante o desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo, promovendo a integração entre a ciência, a cultura e a arte.
- Criação de programas de educação continuada.
- Preservação do meio ambiente e da diversidade cultural.
- Prática de uma gestão democrática e participativa.
- Defesa do ensino privado de qualidade.
- Respeito aos princípios da legalidade, transparência, moralidade, publicidade, eficiência, economicidade.
Nossa Visão
Assumir a posição de um centro referencial na educação superior no Triângulo Mineiro, visando dar respostas ágeis às necessidades da sociedade, a partir de novas práticas pedagógicas. Para tanto deverá:
- Cumprir os atos normativos determinados pelo MEC.
- Diversificar a oferta de cursos superiores de graduação, atendendo às contínuas transformações da sociedade e do mercado de trabalho.
- Implementar a pesquisa, a iniciação científica e a extensão.
- Instituir cursos de pós-graduação.
- Estabelecer parcerias que organizem uma rede de interconexões entre o ensino superior e as organizações empresariais correspondentes às áreas de atuação da instituição.
- Firmar convênios com outras instituições de ensino superior em Minas Gerais, no Brasil e no exterior.
- Inovar suas práticas acadêmicas, pedagógicas e epistemológicas para um ensino qualidade.
- Incentivar a qualificação continuada de seus profissionais.
- Planejar e executar a expansão da infraestrutura física.
- Proporcionar meios de integração da instituição com a sociedade.
“BUSCAR, PELO ENSINO, A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL DENTRO DOS PRINCÍPIOS DA CIDADANIA, TENDO EM VISTA AINDA SEU CONTÍNUO APRIMORAMENTO ÉTICO-SÓCIO-CULTURAL.”
Com base nesses postulados, a FacMais, considerando que a educação não se resume apenas no ensino formal, mas também na extensão e na pesquisa, direcionará a sua atuação, nos próximos cinco anos, para o desenvolvimento da região no Pontal do Triângulo Mineiro, tendo em vista o atendimento do aluno residente no interior do estado, mais especificamente em Ituiutaba e nos municípios circunvizinhos, atuando de maneira a reforçar a política de interiorização e universalização do ensino superior.
Assim, a FacMais, alinhada com a política educacional adotada no país e otimizando seus recursos logísticos, materiais e humanos,pretende, de forma sistemática, adequar-se às transformações tecnológicas da informação e aos interesses do contexto econômico,com o compromisso de corresponder às demandas institucionais e sociais.Em 1983, a antiga EAEI passa a chamar-se Escola Superior de Ciências Administrativas de Ituiutaba (ESCAI) e, em 11 de fevereiro de 1985, com a autorização do curso de Ciências Contábeis, a instituição passa a chamar-se Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas de Ituiutaba (ESCCAI).
Em 06 de dezembro de 2001, o Ministério da Educação autorizou o funcionamento de dois novos cursos: Turismo e Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. Com a abertura dos dois novos cursos, ocorreu outra alteração e a faculdade passou a chamar-se Faculdade Triângulo Mineiro.
No ano de 2019 após ter sido adquirida por uma nova mantenedora denominada Centro de Educação Superior de Inhumas, a instituição passou a por alteração de denominação de IES pelo processo nº 201907882 e passou a chama-se Faculdade Mais de Ituiutaba – FacMais, oferecendo para a população de Ituiutaba e região do Pontal do Triângulo Mineiro 12 cursos de graduação presencial.